//h1.ripway.com/annacancado/andança.ico /favicon.ico" rel="shortcut"> andanças da anna thê: independência

7.9.11

independência

no dia da independência será que somos - realmente - um povo independente?
eu acredito que não! especialmente na área cultural.

definitivamente ainda somos muito apegados a tudo que vem de fora, especialmente dos americanos. existem, é claro, fatos e coisas maravilhosas prá se sugar. em contrapartida, muita porcaria também.
euzinha, na minha humilde atitude, sempre tento não usar tanto aquela cultura, mas confesso que está cada vez mais difícil desvencilhar!

prá começar o cinema supera sempre todas as minhas expectativas, estão cada dia mais densos, fortes e bem feitos.
dessa influência não tenho como escapar, mesmo porque não aguento ver filmes com cara e com atores de novelas globais e ando meio cansada da exposição incansável das nossas mazelas e violências.
para os americanos então, bato palmas e peço bis!

outra que não escapo é a música, que é muito boa, especialmente quando a gente vê o que caras como o moby fazem, apesar de gostar bem + dos britânicos e do som nacional até começo dos anos 90.
depois me desculpem, mas tá duro de roer esse osso nacional.
no entanto, às vezes alguma coisa ainda me surpreende e agrada, como céu, roberta sá e vanessa da mata.
já no caso da literatura, sou curta e até grossa. por hora não gasto meu tempo com nada que venha do além fronteiras, pois ando meio obcecada com tudo o que ainda não li daqui mesmo, como graciliano ramos - memórias do cárcere e do defensor mór das nossas raízes, ariano suassuna - o príncipe de sangue do vai-e-volta.
quando eu comecei a fazer arquitetura, tive um professor que era completamente contra o uso de palavras em inglês nos projetos e memoriais descritivos, como hall, closet, w.c., home theatre nos projetos, e isso me marcou tão profundamente que até hoje - e pretendo não mudar, escrevo vestíbulo, vestir, banheiro e sala de televisão. e mesmo quando estou escrevendo aqui ou em qualquer outra circunstância e baixa um inglês exacerbado, dou logo um jeito de voltar pro bom e velho portuga.
no entanto hoje, o que mais me intriga, é que quase tudo está absolutamente dominado pela língua inglesa, a tal ponto de muitas vezes usarmos vários termos no nosso cotidiano. e é a internet que domina esse processo totalmente!
se não tomarmos cuidados imediatamente, provavelmente esqueceremos até algumas palavras e expressões...
disso eu estou com pânico e horror!

é claro que algumas vezes essa língua é inevitável, outras vezes é tudibom se virar bem em viagens e ainda outras não precisar de legendas. mas chegou o tempo de valorizar o que a gente tem de mais genuíno, nossa língua, nossa natureza, nossos monumentos e patrimônios, nossas misturadas raízes, enfim a nossa brasilidade cultural.
lá fora muita coisa tem seu charme, mas nós também temos e somos altamente interessantes!

vamos sugar o que pudermos, peneirar sem dó nem piedade e traçar uma caminho mais original e realmente independente!
that's it! ôôôpa!
é isso! fazendo meu trabalho de formiguinha aqui no blog...
e uma das postagens que + é a do brasil imperdível.
leiam também e se inspirem!

beijo,

Um comentário:

obrigada por participar! fico bem feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...