//h1.ripway.com/annacancado/andança.ico /favicon.ico" rel="shortcut"> andanças da anna thê: semana de arte moderna

12.2.12

semana de arte moderna

essa foi uma aula deliciosa de história da arte, que me fascinou...

o movimento modernista das artes contemporâneas aqui no brasil, completa 90 anos dia 13 de fevereiro e comemora-se então o marco divisor entre os anos de influência estrangeira e a nova época de pensadores nacionais com fome de mudar o rumo da nossa história.

e mudou!

foi uma semana cultural, idealizada principalmente pelos escritores oswald e mário de andrade, junto com a pintora anita malfatti, o escultor victor brecheret, o pintor di cavalcanti e o músico heitor villa-lobos. realizada em 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no teatro municipal de são paulo.

o cartaz colado na porta:
nesses 3 dias aconteceram muitas palestras, leituras de manifestos, peças, poemas, crônicas, recitais instrumentais, apresentações de danças típicas, exposições de obras de arte e foi uma ebulição que mudou completamente o panorama nessa área no país, que depois daquela semana, definitivamente nunca + foi o mesmo.

aqueles valores de forte sentimento nacionalista e de repúdio ao que era de outras terras, desse porte, infelizmente nunca + se viu por aqui.
os objetivos principais daquela manifestação eram, combater as formas artísticas tradicionais, conquistando total liberdade de expressão, criando principalmente uma linguagem legitimamente brasileira, incluindo paródias, humor, ironia e especialmente a fala cotidiana. destacando-se os importantíssimos manifestos pau-brasil e antropófago, de oswald de andrade.

a sátira
* para quem está nos arredores de são paulo, segue uma agenda comemorativa imperdível:

ópera:
madalena, ópera em 2 atos de heitor villa-lobos, com a orquestra sinfônica municipal, coral lírico e coral infântil heliópolis, com direção e regência de luís gustavo petri.
dias: 15 às 20:00h - 17 às 20:00h - dia 19 às 18:00h - dia 23 às 20:00h e 25 às 20:00h

balé e ópera:
suíte vila rica, de camargo guarnieri, com o balé da cidade de são paulo e a orquestra sinfônica municipal, com regência de carlos moreno e coreografia de lara pinheiro.
pedro malazarte, de camargo guarnieri e libreto de mário de andrade, com a orquestra sinfônica municipal e coral lírico, com a regência de carlos moreno.
dias: 16 às 20:00h - 18 às 20:00h - 24 às 18:00h.

recital de piano:
caio pagano, com quarteto de cordas de são paulo - dia 25 às 16:00h.
orquestra experimental de repertório, com pianista pablo rossi e regência de jamil maluf - dia 26 às 11:00h.
todas no teatro municipal de são paulo!


imperdível! aproveitem sem moderação!
alguém duvida da maravilha desses momentos?
ai que vontade de estar por aí... quem sabe?

beijo,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por participar! fico bem feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...