//h1.ripway.com/annacancado/andança.ico /favicon.ico" rel="shortcut"> andanças da anna thê: stanley

10.4.11

stanley

do mesmo jeito que eu a sofia coppola, eu enlouqueço com stanley kubrick.
acho que junto, no mesmo patamar, só o woody allen.

claro que isso é na minha humilde opinião (rs)...

quando eu tinha uns 15 anos, escutei os adultos falando do filme a clockwork orange, da loucura que era e tal. é óbvio que isso aguçou a minha curiosidade e peguei a fita prá assistir escondido.
não preciso nem falar que arrepiei, meio que não gostei, mas não deixei de pensar nele por um bom tempo.

passaram-se os anos e fui ouvir seu nome de novo, quando ele morreu, em meio as filmagens de eyes wide shut com a nicole e tom. falaram então da sua genialidade.
voltei a ficar curiosa e assisti nessa mesma época, 2001 - a space odyssey e the shining e fiquei alucinada.

no curso de cinema, a pauta foi discutida e assisti seu filme feito somente com luz natural ou de velas, barry lyndon.
depois vi lolita, spartacus e revi a clockwork orange, que então me conquistou definitivamente.
uma pena que não encontrei o dr. strangelove or: how i learned to stop worrying and love the bomb (quem tiver, me empresta?)

quem nunca viu nenhum desses, está perdendo verdadeiras obras primas.
filmes de grande excelência, onde a principal característica é a mente humana ser retratada sistematicamente até o ponto passível de se enlouquecer.

tinha fama de perfeccionista (60 portas só para aquela cena d'o iluminado), recluso, sistemático, manipulador e de ser um gênio.
2001 - a space odyssey (2001 - uma odisseia no espaço) - 1968
a clockwork orange (laranja mecânica) - 1971
eyes wide shut (de olhos bem fechados) - 1999
barry lyndon - 1975
the shining (o iluminado) - 1980
filmes prá nunca mais esquecer...

beijo,

Um comentário:

  1. Curica,

    Então..não sou a de Kubric mas posso dizer que De Olhos bem fechados está na minha lista dos top 20. Ele soube retratar o universo ritualístico de modo elegante poém assustador, pelo menos aos meus olhos. Fiquei em eminência de perigo desde que Tom Cruise fala a senha e entra no casarão. Beijos

    ResponderExcluir

obrigada por participar! fico bem feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...