//h1.ripway.com/annacancado/andança.ico /favicon.ico" rel="shortcut"> andanças da anna thê: festinha ecológica

16.6.11

festinha ecológica

como eu ando meio obcecada com essa onda verde, fiquei pensando em quanto seria bom educar as crianças já nas suas próprias festinhas. é mais fácil do que a gente pensa.

também  achando muito impessoais essas mega produções em bufês infantis. de uma falta de originalidade e tão repetitivas que chego a pensar que as crianças logo logo vão achar uma chatice comparecer.

o meu plano é o seguinte: ao invés de ir no bufê, escolher um tema e deixar rolar, vamos chamar os pequenos e envolvê-los na criação de uma ideia própria e original. eles vão se achar o máximo e nesse momento dá prá começar a ensinar um pouco de eco responsa!

se não couber em casa, encontre um lugar original, uma chácara (quem não tem, existem várias para alugar), uma quadra do prédio ao ar livre, um quintal da vó, da dinda...
nos convites, eu me rendo à net, pois dá para fazer uma coisa bem interessante, interativa, como convite joguinho por exemplo, onde os convidados podem, desde então, interagir com a festinha e responder a presença bem tranquilamente. caso haja realmente a necessidade de papel impresso, use o papel reciclado!
nesse momento acho que a gente pode fazer uma coisa bela, e de repente virar uma tradição eco amiga, que é pedir para a criança convidada trazer dois brinquedos ou livros que ela já não usa mais, um para doação e outro para a feirinha de troca.
na decoração, é preferível usar tudo em papel, substituindo os enfeites em e.v.a. e balões de borracha - que no final só servem para estourar - por guirlandas, painéis, pendentes, lanternas e flores de papel ou tecido, que depois ainda servem para decorar os quartinhos por um tempo ou guardar para o próximo.
a natureza agradece a redução absurda de lixo.
e para as crianças não ficarem chateadas pela interrupção do ritual dos balões, vale a brincadeira de estourar uma piñata de papel crepon cheia de guloseimas.
*caso seja inevitável a vontade dos pequenos por balões, opte pelos balões biodegradáveis!

as brincadeiras devem ser criativas, energéticas, ao ar livre, como jogos onde todos podem participar.
um cantinho de contação de estórias, com um bom contador para quem for mais tranquilo.
gincanas com prêmios criativos, uma grande mesa-oficina com materiais recicláveis, como caixas de ovos, garrafas pet, caixas vazias, tinta, tesoura e muitos modelos de brinquedos nesse sentido onde elas possam exercer o manual ecológico. nessa hora pode se fazer uma competição entre duplas de pais e filhos para ver quem faz mais ou mais bonito, etc...
acho o máximo guerra de mangueira - nós quatro em casa sempre fazíamos isso e eram dias mais que felizes!
e acho mais que o máximo, uma parede bem branquinha e muito giz de cera e tinta a vontade: depois ainda fica como obra de arte! claro que isso é prá quem é desapegado (rs)...
chega de vídeogames barulhentos e brinquedos eletrônicos que todo shopping tem! só manteria a indefectível cama elástica (rs)...
quanto às comidinhas, nada mais gostoso do que sucos de frutas variadíssimos, salgadinhos assados, palitos de verduras, espetinhos de frutas com favo de mel, fonte de chocolate, mini sanduiches, pipocas, cookies integrais, os deliciosos cupcakes, onde as crianças podem decorar o seu a gosto em um aparador baixinho repleto de guloseimas, cones com petiscos, um carrinho de chup-chup.
*procure descobrir um bufê que dê esse apoio e use produtos orgânicos.

e quanto à lembrancinha, nada como dar uma sacolinha ecológica, com um brinquedo de madeira certificada, giz de cera com bloco de papel reciclado e uma muda de árvore para ser plantada por ele!
tá na hora da gente repensar os conceitos, abrir a cabeça e o e nesses primeiros anos incentivar a eco consciência!
e viva a festa! tenho certeza que vai ser um sucesso!

beijo,

2 comentários:

  1. Poxa, adorei tudo isso !!! Meu pequeno faz 7 anos em novembro e já estou imaginando uma super eco-festinha, com essas idéias tão legais!!! E a natureza agradece. Lindo post, lindo blog!!!

    Bjos,
    Marisa.

    ResponderExcluir
  2. marisa, obrigada por visitar o blog, volte sempre! novidades e ideias não vão faltar! bj, at

    ResponderExcluir

obrigada por participar! fico bem feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...