//h1.ripway.com/annacancado/andança.ico /favicon.ico" rel="shortcut"> andanças da anna thê: netiqueta

29.1.12

netiqueta

não custa repetir, apesar desse assunto delicado já ter sido extensamente abordado...

essa postagem não tem nada de pessoal, apenas uma constatação de certos excessos que ando vendo e que andam me deixando incomodada. portanto quem ler e meio que sentir a carapuça servindo, me perdoe a sinceridade, mas pense sobre e - se der ou achar conveniente - mude de atitude.

e pra quem é, desde sempre, chique nessa questão, deixo meus sinceros parabéns!

um texto sobre a netiqueta, um conjunto de regras para harmonizar convivências e bom senso nesse mundo virtual, feito pela elegantíssima glória kalil, caiu nas minhas mãos há um tempo atrás, achei super legal e guardei. então, pesquisando um pouco +, fiz uma compilação com dicas de comportamento bem bacanas.

- prá começar, a primeira frase dela, talvez seja a que eu + goste:
etiqueta é parente próxima da ética, uma pequena ética do cotidiano que vai se modificando ao longo dos tempos. precisamos nesse momento de uma ética para todos os internautas do mundo para que a comunicação se torne ainda mais fácil e prazerosa.

- antes de começar uma conversa, mesmo que o status da pessoa esteja como disponível, pergunte se ela realmente está. nem preciso falar quando ela tiver com outras marcações e das tais cutucadas, né?

- estando em companhia de outras pessoas, desabilite o som de alertas e abaixe os das caixas acústicas,

- evite assuntos muito complexos. na net, o papo deve ser informal, rápido, direto e com uma linguagem própria para o tipo de interlocutor, seja ele pessoal ou profissional,

- redobre a atenção quando estiver com duas pessoas ao mesmo tempo, para evitar troca de assuntos e indiscrições,

- erros ortográficos e palavrões são péssimos. não precisa usar uma linguagem formalmente culta, mas um mínimo de pontuação e espaçamentos, evitam mal entendidos e interpretações erradas.

- a onda de usar muito o inglês em tudo, é cafona e demonstra além de esnobismo tolo, um desrespeito com a própria cultura,

- nunca mande um e-mail sem o assunto no cabeçalho e sempre cumprimente e despeça com educação. caso o conteúdo seja adulto, como piadas, anexos e fotos, alerte o destinatário antes.

- evite o uso de letras em caixa alta, pois parece que está gritando com o outro. evite também o excesso de aspas e quando quiser dar uma ênfase, use o sublinhado, o itálico ou o asterisco, que são + delicados,

- se você tem + de 12 anos, evite bonequinhos, emoticons, gírias, cores vibrantes e abreviações,

- não use frases bobinhas, como essa chuva não pára ou que fome! por exemplo, pois isso não interessa a ninguém,

- seja suscinto, claro e objetivo. é muito chato textos gigantescos, prosaicos ou rebuscados.

- citar frases googadas, como se fossem suas é muito feio. no mínimo, quando for inevitável citar algum pensamento que não seja seu, tenha a ética de citar quem realmente pensou aquilo.
e não se esqueça que quem muito cita os outros, passa a impressão de que não pensa por si mesmo,

- se você não gosta de jogos, correntes e convites para participações virtuais em excesso, deixe isso claro para aqueles que ainda insistem em fazê-lo. caso não adiante, tire proveito dos recursos de bloqueio.

- convites virtuais são práticos e ecologicamente corretos, porém em alguns casos, e para certas pessoas + formais ou que não dominam esse ambiente virtual, é de bom tom mandar um físico ou telefonar.

- em fóruns, não faça o papel de mediador, pois passa como pretensioso e falta com respeito ao próprio,

- lista de amigos com muitos nomes, especialmente para os adolescentes, dá uma sensação de prestígio. já para adultos, passa a imagem de politicagem e de necessitade de aceitação. tudo bem que o objetivo da teia é ampliar contatos, resgatar antigos conhecidos, mas adicionar quem não se conhece, é um perigo.

- contactando amigos de épocas passadas, evite o uso de antigos apelidos em aberto. faça essa brincadeira por meios discretos,

- não se esqueça que tudo o que você escreve nesse ambiente virtual e público, fica gravado infinitamente, então, cuidado com as informações que você quer passar de si mesmo, especialmente se está pleiteando uma vaga de emprego. hoje em dia, alguns empregadores usam essa alternativa para conhecer melhor seus candidatos,

- nem preciso falar da segurança com dados pessoais, como os números dos documentos e endereço real, etc...

- não deixe a pessoa esperando, nem no bate papo, nem quando ela te manda uma mensagem nas redes sociais. seja delicado, nem que seja um curtir, e sempre responda e despeça - ou não suma - mesmo que esteja com raiva,

- quando for publicar fotos, com outras pessoas, é super legal perguntar a todos que nela estejam, se não há algum inconveniente e só então o faça,

- preciso falar do bater boca pelo twitter? não né? (rs)...

- e finalmente, apesar de estarmos em uma era que valoriza a fofoca, a super exposição, o consumismo exacerbado e a futilidade do mundo de certas celebridades - e de pseudos celebs também - e muitas pessoas acharem isso o máximo e normal, é super elegante evitar a exposição exagerada da própria intimidade, como fotos em excesso e contação de detalhes íntimos de sua família, de seus relacionamentos e principalmente dos amigos.

não se esqueçam que pessoas verdadeiramente elegantes não precisam dessa auto afirmação diária, pois elas sempre tiveram tudo e não precisam da aceitação de ninguém.

enfim, cuidado com a impressão que passa quando escancara sua vida na net, pois ela ficará marcada em você quase que de forma irrevesível.

beijo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por participar! fico bem feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...