//h1.ripway.com/annacancado/andança.ico /favicon.ico" rel="shortcut"> andanças da anna thê: filmes biográficos

15.8.11

filmes biográficos

que eu uma biografia, quem lê o blog já sabe.
adoro ler sobre pessoas que eu admiro, agora assistir a uma boa biografia é simplesmente um dos melhores presentes que posso receber.

fiz uma listinha das melhores biografias que já vi na vida, comoventes até o último fio de cabelo e imperdíveis:

in the name of the father (em nome do pai) - 1993
biografia de gerry conlon, irlandês que foi preso confundido como integrante do ira,
grupo terrorista irlandês, na época dos incessantes ataques.
e fala também do companheirismo de seu pai que acaba na mesma prisão para protegê-lo.
a cena do apoio dos presos soltando uns balões incendiados é de arrepiar de emoção.
com o fabuloso daniel day-lewis.
la môme (piaf - um hino ao amor) - 2007
biografia da grande voz francesa edith piaf.
a última cena dela cantando é a mais linda interpretação feminina que já vi.
e fora que la vie en rose é um dos hinos da minha vida (rs)...
com marion cottilard, simplesmente ma - g - ní - fi - co!
midnight express (expresso da meia-noite) - 1978
biografia de um carinha que foi preso na turquia porque brincou com drogas.
muito punk, mas muito bom.
marcante e inesquecível, com o gato da época brad davies.
girl with a pearl earring (moça com brinco de pérolas) - 2003
biografia de johannes vermeer, pintor holandês genial. amo seus quadros!
prá mim são as melhores iluminação e fotografia de todos os tempos de todos os filmes.
com os feras colin firth e scarlett johansson.


frida - 2002
biografia da amada frida kahlo, preciso falar mais alguma coisa? (rs)...
vibrante, bem feito, fiel, lindo de morrer.
com a 10lumbrante salma hayek e o gigante alfred molina



the schindler's list (a lista de schindler) - 1993
biografia de um judeu rico, influente, dúbio em suas ações,
mas que por generosidade pura, salvou muitos, talvez mais de mil judeus do holocausto.
nunca me esqueci da cena da menininha...
com liam neeson e o super charme ralph fiennes.



camille claudel - 1988
biografia da jovem escultora amante de rodin, renomado escultor francês.
isabelle adjani é prá mim, a mulher mais sensual nas telas e gerard depardieu sempre incontestável.



cazuza - o tempo não pára - 2004
eu esse filme! eu o irreverente biografado (rs)...
o daniel de oliveira foi sensacional!



a beautiful mind (uma mente brilhante) - 2001
biografia de john forbes nash jr, um matemático brilhante e fora do normal 
que com os anos se torna esquizofrênico, luta para se curar,
e ainda ganha o nobel.
russel crowe numa atuação melhor que em gladiador - sob meu ponto de vista, claro.



all the president's men (todos os homens do presidente) - 1976
morro de rir quando a minha irmã fala que é o melhor sonífero natural prá ela.
mas eu acho ele o que há!
primeiro que tem robert redford e dustin hoffman,
segundo que conta a magnífica história dos novatos jornalistas, bob woodward e carl bernstein, cheios de ideais e coragem, que dão origem ao escândalo de watergate,
que culmina na queda do presidente nixon. envolvente até o último minuto.



pegando carona nesse último, eu ainda cito frost/nixon - 2008
 que conta como nixon subestimou o jornalista, no caso david frost
que ele escolheu para se abrir depois de três anos de reclusão.
quem ainda não viu algum desses, são pedidas imperdíveis para finais de semana prolongados.

beijo,

Um comentário:

obrigada por participar! fico bem feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...