//h1.ripway.com/annacancado/andança.ico /favicon.ico" rel="shortcut"> andanças da anna thê: teatros

15.9.11

teatros

com o centenário do teatro municipal de são paulo acontecendo esses dias, eu me lembrei de um dia super incrível da minha vida.
quando eu fiz uma daquelas visitas guiadas - sou cafona nesse ponto, pois um guia, que apesar de terem sotaque chato, eles sempre complementam com algo interessante e diferente do áudio - no teatro colón em ba.

dei tanta sorte que bailarinos argentinos estavam ensaiando junto com outros russos, um balé que não lembro qual. mas o mais fantástico desse momento, foi que ao mesmo tempo, eles estavam testando maquiagem e figurino, uma loucura de maravilhoso.
nem preciso dizer que eu pirei e comprei outra visita né? (rs)...

daí fiquei pensando nas coxias, nos bastidores, nos interiores dos teatros brasileiros que quase não conheço.
na próxima viagem ao rio ou a sp, será uma das primeiras coisas que farei: conhecer os municipais!

no teatro municipal de são paulo, o projeto em estilo eclético - mistura de barroco de 700, art nouveau e renascentismo - é de cláudio rossi, e foi construído por ramos de azevedo.
inaugurado, graças a uma pressão do povo, com a ópera o guarani de carlos gomes e seguida pela ópera altamente alardeada, hamlet de ambroise thomas e interpretada pelo barítono titta ruffo.

foi palco do movimento que marcou o início do modernismo do brasil, com a semana de 22.
e hoje abriga a orquestra sinfônica municipal de são paulo, a orquestra experimental de repertório, o coral lírico, o coral paulistano e o ballet da cidade de são paulo.

olhem que lindo é!

nessa última reforma, ganhou um espelho dos irmãos campana,
espetáculo na veia!

beijo,

Um comentário:

obrigada por participar! fico bem feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...