//h1.ripway.com/annacancado/andança.ico /favicon.ico" rel="shortcut"> andanças da anna thê: beleza é mito

3.12.11

beleza é mito

este texto do antonio roberto!

sem desmerecer a genialidade poética do querido e saudoso vinícius de morais, discordo de uma das suas frases mais conhecidas: que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental.
ela refere-se apenas à beleza feminina e embarca na superficialidade de exigir o aspecto físico como o mais importante para as relações.

nosso corpo tem funções mais nobres que apenas agradar visualmente as pessoas e satisfazer o ego daqueles que se promovem socialmente através da beleza do outro.

mesmo levando em conta a relatividade do conceito estético, não há nada demais em admirar a beleza das pessoas ou mesmo preferir esse atributo, entre outros, como definidor de uma escolha amorosa e social.
entre isso e colocar a beleza como fator principal, quando não exclusivo, há uma distância enorme.

o ser humano tem um valor intrínseco que vai além das aparências e que se operacionaliza na forma como se relaciona com os outros.

a capacidade amorosa, o respeito, a aceitação das diferenças, a comunicação, o não julgamento, o desejo de ver o outro feliz, a bondade, a verdade, a alegria são algumas qualidades entre tantas que favorecem o florescimento de relações construtivas.

qualquer relação amorosa, na medida em que é uma construção, deve ter uma perspectiva de crescimento e de durabilidade.

as qualidades morais e psicológicas tendem a melhorar com o tempo.
a beleza física tende a se perder ao longo da vida.

todos nós caminhamos para a feiúra do corpo, se levarmos em conta os padrões de beleza da nossa cultura: juventude, pele lisa, cabelos sedosos, vigor corporal, etc.

quem se julga sem beleza e estabelece esse fato como o causador de seus males relacionais, acomoda-se nisso e não trabalha os outros aspectos de seus relacionamentos.

desenvolve uma baixa autoestima, é hostil às pessoas, compete invejosamente com os outros, inibe a alegria e a espontaneidade, se fecha para o mundo e se perde na contemplação do espelho e do próprio umbigo e esquece a dimensão maior da vida que é amar.

para que serve a beleza?

apenas para a aproximação. no fundo, queremos ser belos para que as pessoas se aproximem de nós e não nos rejeitem. existem mil formas de conseguirmos isso mesmo que estejamos fora do padrão social estabelecido para a beleza.

a cordialidade, o afeto, a simpatia, a capacidade de admirar, a simplicidade e, sobretudo, o entusiasmo diante da vida e o bom humor são fortíssimas atitudes de atração.

se não fosse assim, como explicar a enorme quantidade de pessoas consideradas feias que estão em relações felizes?
que me perdoem os bonitos e os feios, mas o fundamental é o amor.
beijo,

Um comentário:

  1. Independente de tudo o que existe, é o AMOR que transforma, irrita, movimenta, embeleza, enfeia, impulsiona, destrói, liberta e prende.
    Em sua órbita, apenas distrações.

    Martha Medeiros

    PS: Postei agora mesmo este trecho da Martha Medeiros e acho que tem tudo a ver, com o que acabei de ler no blog. Este é o caminho.
    Clau

    ResponderExcluir

obrigada por participar! fico bem feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...